16.9.11

A VINGANÇA DA MISÉRIA

Ontem, ao assistir a mais um documentário sobre os ataques de 11 de setembro pude perceber algo que já havia esquecido. O teor patriótico pós-ataque. Ao invés de lamentar e chorar pelos seus mortos, os estadunidenses intensificavam seus sentimentos de vingança e tremulavam suas bandeiras da agonia. Nos escombros, um guitarrista imitava o solo genial de Jimi Hendrix, durante o Festival de Woodstock, quando o músico tocou o hino dos EUA entrecortado por bombas, manifesto contrário à Guerra do Vienã.

Lógico que não sou estadunidense. mas sou terráquio e, para mim, aqueles ataques foram um ato infâme e funesto. Não gosto de como os EUA se conduzem (iam?) frente ao mundo, mas também não posso achar normal estas manifestações espúrias e odiosas. 

Todavia, é no mínimo desconcertante ver bandeiras e bandeirolas sendo hasteadas e empunhadas como sentimento de nacionalismo estúpido. O inverso também ocorre quando o mundo árabe "conquista" alguma morte inimiga. Vale lembrar que é este mesmo sentimento nacionalista extremado que provoca os atos terroristas.

Passaram-se 10 anos, e os EUA se vingaram do mundo árabe com duas guerras, invasões, mortes de líderes. Mas, com o dobro de baixas do seu próprio exército e uma recessão que os levou à maior crise da sua história depois do fatídico "crash".

Quem pagou o pato foi a população estadunidense.

Mas, que vingança é essa que bate no peito e leva o povo à miséria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...