23.12.11

NATALIS ESCULHAMBADIS, QUO VADIS?

Neste natal há uma série de posts em redes sociais que mostram os "Papais Noéis" sarados, de tanquinhos, bombadinhos e as Mamães Noelas gostosas e periquetes. Nada contra os(as) modelos que ganham dinheiro para fazer isso. Mas, o que já era esculhambado, agora está declaradamente profano e sem sentido. O que de alguma maneira é bom porque este tal de NATAL não é uma data crística, muito pelo contrário, é muito mais greco-romana (leiam o meu livro "Eu, Pilatos" e vocês saberão...) para comemorar Mitra, o deus solar de Roma.

Eu já acho que este tal de Noel é um farsante mesmo. Primeiro porque é o rei do marketing e do consumismo. Depois porque é injusto e cruel com as classes econômicas menos favorecidas. Terceiro porque tomou o lugar da razão simbólica do aniversário fake de Jesus.

Vou perguntar, ah se vou e você há de responder com toda a sinceridade... Quantas vezes você pensa em Jesus no Natal? Uma? Nenhuma? A esmagadora maioria não pensa. Tenho absoluta certeza disso. Pensa em comprar e ganhar presente, no amigo secreto que você fala mal o ano inteiro, nas cachoeiras alcoolicas que você vai nadar até o fim do ano, no banquete que vai devorar como se nunca tivesse comido....

Quando os hinduístas comemoram o nascimento de Krishna, eles dançam e cantam Govinda, Gopala, o dia inteiro em louvor ao seu Mestre maior. Quando os budistas festejam o Buda, há meditações e reflexões o dia inteiro. Quando os muçulmanos lembram do nascimento de Maomé, há orações e peregrinações à Meca. Quando chega Jesus é aquela baixaria, comidaria, bebidaria, sexaria, sacanageria, gente bêbada por todos os lados, brigas de família, azaração, depressão, tristeza, estresse, entre outros.

E agora me responda de verdade: o que você comemora mesmo???





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...