17.2.12

Outros Carnavais

A festa da carne vai começar! Mais do que os batuques, a agitação, a bebedeira, a baixaria generalizada, o que me incomoda mesmo é esta falsa alegria eufórica do vale-tudo. Esse extravasamento que não vale nada.

Quando eu estava numa pousada em Tiradentes, MInas Gerais, num carnaval de tempos atrás, bem no ano do Bonde do Tigrão, meu amigo e companheiro de viagem presenciou uma cena lamentável, entre tantas... Ele teve que pular um casal de adolescentes bêbados transando no corredor da pousada...
A molecada elegeu uma rua e a transformou na Passarela do Mijo (sintam o aroma...).

Tudo bem, que as pessoas gostem de dançar e cantar... Mas, carnaval já deixou há muito tempo de ser uma manifestação cultural e artística para ser uma espécie de vale-tudo (pode fumar, beber, cheirar, beijar, transar, passar a mão nos outros, fazer papel de palhaço e idiota o tempo todo...tá valendo, é carnaval).

Algumas coisas eu acho que são pertinentes numa festa popular: a criação e execução de marchinhas (onde? cadê?) ou frevos, o desfile de fantasias (numa época que a mulher vai nua e pintada pra rua..), as escolas de samba, e os bailes nos salões (que estão mais para baladas)... O resto...

Mas, isso são outros carnavais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...