16.3.12

A PIOR MPB DA HISTÓRIA

Eu creio que a Música Popular do Brasil, a MPB, passa pela sua pior fase em toda a sua história. E eu não vejo perspectivas para que isso melhor..e. É como uma safra de jogadores de futebol, nossa seleção de músicos, parafraseando o Celso Viáfora, está mais pra Dunga e Mauro Silva.

Outro dia, um músico conhecido disse que o Marcelo Jeneci era um gênio! Eu não sei se eu estou ficando velho, gagá, surdo ou maluco, mas o Marcelo Jeneci está bem longe de ser genial. Pode ser um bom compositor... Qual será a referência de gênio dele? As minhas são: Antonio Carlos Jobim, Noel Rosa, Paulo César Pinheiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil...

Há quantos anos não surge um compositor diferenciado? Os últimos, a meu ver, foram o Lenine e o Chico César. Eu estou dizendo "compositores com difereciais" e não apenas bons compositores. Eu sou um bom compositor, mas não sou especial.

Nos anos 80, tivemos alguns exemplos como o Herbert Viana, o Cazuza e o Renato Russo. Há quanto tempo não aparece alguém assim? Alguém se atreve a contestar com embasamento?

Quem são os principais compositores da MPB atualmente?

Hoje temos uma gama infinita de bons intérpretes, mais mulheres que homens, mas sem criatividade alguma e com repertórios duvidosos. Fora a enxurrada de mal gosto (eu chamei de mau gosto o que ouvi, de mau gosto, mau gosto - adaptação de frase de Caetano).

Outro dia, eu entrei numa loja de grife de roupas e estava tocando axé, pagodes e "delícias"... Eu não consegui ficar e não comprei nada. Depôs contra a loja... Será que a marca virou brega?

Como pode esta juventude com tamanho péssimo gosto para a música?

Estamos a caminho do abismo.

Um comentário:

  1. Anônimo16.3.12

    Eu também acho muito, muito triste isso... As pessoas acham que eu sou radical, que tenho de respeitar o gosto dos outros, mas não consigo, não quando o novo é tão ruim, em comparação com o passado da música brasileira. Se as pessoas conhecessem o que é bom, jamais gostariam do que é uma b...
    Ale F...

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...