2.8.12

A RIXA FORA DE MODA E BURRA ENTRE REDAÇÃO E ASSESSORIA AINDA DÁ AS CARAS

Já perdi as contas de quantas vezes acompanhei o caráter arrogante de alguns jornalistas. E mesmo depois do terceiro milênio ter se instalado e o século XXI aportado, ainda percebo atitudes demodês da rixa entre os jornalistas de redação e os de assessoria de imprensa.

Eu me lembro de uma jornalista da Folha S. Paulo que cuidava da Folha Equilíbrio. Era considerada o "demônio" das assessorias pela falta de educação e de modos aos assessores de imprensa. Ela ficou por lá alguns anos. Mas, certo dia ela foi demitida. E adivinha onde ela foi parar? Numa agência de comunicação!

Quantos jornalistas que trabalharam em redações perderam seu empregos pelos "passaralhos"? E pra onde foram? Pras assessorias.

Eu sou jornalista corporativo há mais de dez anos. Essa foi uma opção que, a meu ver, era mais inteligente, livre e rentável. Jamais abaixei a cabeça para qualquer jornalista de redação,TV, rádio, site. Nunca! Mesmo porque sou formado e conto com especializações também. Então, oferto meu profissionalismo aos veículos de comunicação. E quem é inteligente sabe que esta relação, assessoria e redação ou produção, é uma via de duas mãos, ambos necessitam.

Mas, infelizmente a arrogância e a estupidez perseveram no ego de alguns péssimos profissionais, inclusive até amigos (ou ex-amigos).

Há tantas máximas no jornalismo... Citar as fontes, não burlar exclusividades, ser imparcial, porém opinativo.
No entanto, muitos colegas se esquecem que o tempo pode jogá-los para todos os lados. Um dia, quando a gente menos espera, a gente precisa sobreviver. E aí, arrogância verte-se em humildade pelo desemprego.

Oremos e vigiemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...