20.2.13

EM NADA, NEM NA CULTURA, PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES AO MESMO TEMPO


Há uma máxima bíblica que apregoa “não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo”. Ora, deixando os exageros de lado, fico preocupado imensamente pelo desserviço que os jovens têm prestado à nossa cultura.

Quem aprecia “ser jogada no fundo da Fiorino” não pode gostar de uma canção como Jeito de Mato, cujo apelo poético e lírico está bem além das mediocridades. Fora esta questão, as meninas que “balançam a bundinha” nos arrochas e nos funks cariocas estão sendo conviventes com os “fazedores” de barulhos (que eles chamam de composições). 

Se eu sou contra o racismo, eu jamais dançaria sob os efeitos de uma canção que cantarola: os pretos são burros, os amarelos são fracos, os brancos são imbecis, e por aí vai... Seria um contrassenso muito grande comprar DVDs, frequentar espetáculos e divulgar músicas que me xingam e que repudiam os meus semelhantes. Burrice mesmo.

Não vou nem discutir aqui os parcos recursos musicais, funks de uma nota só, rimas fáceis e pobres, apelos eróticos de vendagem, etc. Tecnicamente isso tudo é um lixo! No entanto, falo mais ainda sobre os aspectos macroculturais, sociais e espirituais. Tudo isso resulta numa influência nociva e que atua na mente frágil dos adolescentes e crianças que crescem achando que a mulher deve ser taxada e colocada sempre como mero objeto de prazer e dos desafogos sexuais, sem qualquer valor.

Quantos funks e arrochas vocês conhecem que rebaixam a mulher? Quantos falam como se fosse apenas uma bonequinha inflável que se joga no fundo de uma Fiorino?

Não dá. Fica na consciência de cada um, poder discernir o que é viável, o que é decente, o que é digno, o que é nefasto. Será que vale a pena estimular um ritmo mesmo que ele promova uma influência perniciosa aos mais jovens?

Não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Pensem nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...