18.2.14

A morada do desejo é o corpo físico. A morada da paz é a alma.


Um desejo pode te levar ao delírio, mas pode te carregar à ruína.

Não foi à toa que o Príncipe Sidharta, que verteu-se em Buda posteriormente, defendia a extirpação dos desejos como forma de iluminação. Não vou tanto à terra e nem tanto ao mar... Equilíbrio, caminho do meio, conforme apregoa o próprio Gautama.

Os hedonistas usam o desejo como forma de libertação. Todavia, não pode ser o desejo uma escravidão?

Se você tem um desejo ele vai contra os teus ideais, princípios e fere a sua auto-ética, este desejo sopra contra a sua própria alma. Perceba o que ele pode produzir em você: a luz ou a sombra?

Exemplo: se você tem desejos de se relacionar sexualmente com o mesmo sexo, mas você é casado e tem filhos. Este desejo, se saciado, pode ser engolido pela sua consciência como algo "desolador". Será razoável realizá-lo em nome de sensações físicas temporárias? Qual será o benefício? Ficará com remorso, vergonha, sua alma se atormentará, além da traição que imputou à sua esposa... Todavia, se o teu desejo pelo mesmo sexo não houver impedimentos, e você bancar e garantir esta relação, vá em frente, não há nada que o impeça. Entretanto, toda escolha requer lamentos, dores e reações adversas.

Você gosta de beber, mas se este desejo é algo diário e desenfreado, o teu desejo pode verter-se em alcoolismo, obesidade.

Viver em função de um desejo é jogar seu barco num mar de sensações, à deriva, sujeito às grandes ondas, pedras, tempestades, naufrágios.

Você deve controlar os desejos. Os desejos nunca devem controlar você porque desejos são incontroláveis.

A morada do desejo é o corpo físico. A morada da paz é a alma.

2 comentários:

  1. Tuas postagens são maravilhosas. Amo todas, desde sempre!

    ResponderExcluir
  2. Este blogue é um dos alentos do meu mundinho virtual. Textos brilhantes!

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...