7.5.15

O BRASIL TEM A SÍNDROME DA SUBSERVIÊNCIA

Será que copiamos a mania estadunidense, herdada do Reino Unido, de "monarquizar" todos os ídolos? Nos Estados Unidos, Elvis Presley é chamado de The King (O Rei). Aqui, a gente já nomeou alguns reis e rainhas, e até príncipes, ao longo do tempo. A lembrar: Rei Roberto Carlos, Rei Pelé, Rainha Xuxa, Príncipe Ronnie Von, e por aí vai...

Este colonialismo é algo arraigado no povo brasileiro, principalmente o puxa-saquismo vira-lata que pensa que tudo o que está lá fora é melhor do que está cá dentro. Os portugueses cansaram (e até hoje fazem isso) de babar ovo dos ingleses. O bom disso tudo é que esta babação produziu o Vinho do Porto (pegaram o melhor vinho da região douro e acrescentaram brandy para agradar aos britânicos).

Os budistas dizem que a gente carrega alguns karmas dos nossos ancestrais. A psicologia fala sobre a herança genética. Enfim, eu acho mesmo que o brasileiro tem a Síndrome da Subserviência do colonialismo português e dos africanos (e não dos indígenas que preferiam morrer do que virar escravos).

Um dos exemplos mais crassos desta nossa subserviência é que muita gente prefere o governo liberal ou neo liberal do que um governo voltado às necessidades sociais. A iminente e talvez possível lei que amplia a terceirização é um exemplo disso. Enquanto, o ex-presidente Lula bradava na TV contra a terceirização, uma boa parte dos brasileiros batiam panelas e buzinavam contra ele. Lula, o presidente nordestino, metalúrgico, sindicalista e ainda por cima, corintiano, que a elite tanto detesta.

Esta política liberal ou neoliberal governa para as classes mais abastadas como os industriais, os banqueiros, os grandes comerciantes, o monopólio midiático, etc. Estes grupos, que detém o poder nas mãos, querem continuar a ser dominantes. Quando perdem espaço resolvem promover verdadeiros boicotes e sabotagens.

E pelo que tenho visto, muitas pessoas, acostumadas à manipulação da mídia, acabam por entrar neste jogo que só "eles" vencem.

Isso para mim é subserviência herdada. "A escravidão permanecerá...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...