31.5.17

A Cracolândia e o Vale dos Leprosos

Acabei de lembrar de uma cena do filme "Ben Hur" protagonizada pelo ator Charlton Heston... O Vale dos Leprosos em Jerusalém. Uma região abandonada à própria sorte e marginalizada pela sociedade. Os doentes caindo aos pedaços e as pessoas tratando os acometidos pela lepra como dejetos humanos...

Parece alguma situação atual? Sim, a Cracolândia. Visualize então uma legião do exército romano expulsando os doentes para as montanhas na base da lança e da espada...

Você pode dizer pra mim: está com pena? Leva para casa! E eu responderei: qual é o fundamento da filosofia crística? Nesse caso, não seria acolher os doentes e tratá-los com amor e respeito? Essa é a função do Estado. Esse é o cerne da cristandade.

Muita gente esquece que os dependentes químicos são doentes. E mais gente os marginaliza porque eles não fazem parte de suas famílias.

Pensa: e se você tivesse morrido, e do outro lado da vida, soubesse que sua filha, por conta da depressão e da tristeza, estava entregue à situação de rua e viciada em crack? Você não​ ficaria no chão? Não choraria? E se essa sua moça, que você viu nascer e deu tantas vezes banho, e que dormia em seus braços macios, tivesse sido agredida e humilhada por policiais? Qual seria teu sentimento diante disso?

Espiritualidade não significa apenas receber espíritos, fazer trabalhos de magia, ler tarô, cantar mantras ou rezar pra tudo que é santo. Espiritualidade é também amar o próximo, protege-lo e ter compaixão de sua dor. Espiritualidade é também lutar pela dignidade, pelo  respeito ao ser humano e à natureza do Criador.

Eu não compreendo alguns que se dizem espiritualistas aplaudindo o que foi feito na Cracolândia pelo prefeito de São Paulo. Os obscuros a gente espera, mas espiritualistas​ ? E cristãos ? E budistas? E evangélicos?

Certamente algo deveria ter sido feito, mas  jamais e nunca daquele jeito. Ainda mais buscando, na justiça, autorização para uma internação compulsória, coercitiva e à força... Isso é um atentado à dignidade, à liberdade e ao respeito para com a humanidade! Desamor.

E se você, depois de ter lido este pequeno texto, ainda me provocar dizendo: - tá com pena? Leva pra casa! Eu vou te responder com toda a certeza: - se tivesse condições eu levaria todos pra casa e incluiria você, esta alma desprovida de altruísmo.

Você também precisa de tratamento. Mais do que isso, precisa de amor.

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar seus escritos brilhantes como sempre!!! Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...