4.8.17

A AÇÃO DO CARMA NOS TEMPOS DA TEMERIDADE


O conceito de Carma, curiosamente, não abrange apenas um indivíduo, mas sim famílias, grupos, cidades, países e até planetas.

Sabemos que toda a ação gera uma reação. É certo que o Brasil atravessa um dos períodos mais sombrios de toda a sua história. E quem há de negar que esta crise não foi fomentada muito antes de sua fundação?

Cristóvão Colombo e, posteriormente, o grandalhão Pedro Álvares Cabral, invadiram estas terras em busca de supremacia. E assim, promoveram verdadeiros massacres às populações indígenas locais. Estupraram índias, assassinaram pajés, aniquilaram toda a cultura de um povo. A própria catequese já foi um estupro.

Com o passar dos anos, já colônia de exploração, este país virou cenário dantesco de atrocidades cometidas contra os negros africanos. A escravidão pesa mais, ao carma nacional, que as correntes de ferro que marcavam, com sangue, os punhos, os tornozelos e os pescoços de toda a raça negra. Fomos um dos últimos países a abolir a escravatura! Que vergonha!

Daí, vieram os imigrantes que foram absurdamente explorados pelos senhores de engenho. Salários de fome.

E a ação dos bandeirantes então que, inexplicavelmente, ilustra com figurinhas patéticas os livros de história? Lendas mentirosas de atos heroicos inexistentes ocultam genocídios, assassinatos, dizimações. Mercenários e bandidos sanguinolentos viraram nome de estradas e de ruas.

A Inconfidência Mineira, cantada em verso e prosa, não passava de um movimento de uma elite cansada de pagar altos impostos à Coroa Portuguesa. Até aí, tudo bem. Mas, o final foi melancólico. Enquanto, Tiradentes, um dos únicos inconfidentes a participar do movimento por ideologia de liberdade, era enforcado e esquartejado, e Cláudio Manoel da Costa, era morto por estrangulamento (e colocaram a culpa numa cordinha, assim como fizeram com Vladimir Herzog), a elite foi deportada para os países africanos e tem gente que até refez sua vida por lá...

O Brasil já cometeu tantas atrocidades... Canudos, Guerra do Paraguai...

A Proclamação da República foi feita a partir de um golpe militar. E foi eleito cada presidente...

Em 1964, a tradicional família brasileira marchava pela moral e pelos bons costumes... O motivo? Perseguir os comunistas, como se fossem animais predatórios! O presidente dos Estados Unidos bancou o advento do golpe militar no Brasil, e lá se vão os nossos artistas, poetas e intelectuais...

Ditadura, censura, perseguiçôes. Mortes inexplicáveis...

Matamos índios, negros, mulatos, sem terra, líderes sindicais, ícones do ambientalismo e até freiras...

Somos a Pátria do Evangelho que lê, ocultamente, o "Mein Kampf".

Muita calma. Estamos em plena ação do Carma!

O que o Brasil está passando, nestes tempos de Temeridade, nada mais é que o resultado do que foi um dia e do que fez antes, e do que ainda não aprendeu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...