17.8.17

EXTREMA ESQUERDA E EXTREMA DIREITA SÃO ALMAS GÊMEAS

Extremidades são perigosas. E para elas, o remédio está no conceito do Buda: "se afroxarmos as cordas elas não tocam, se esticarmos demais, elas estouram".

O mundo vive um momento de extremismo político ideológico. Mas, em verdade, em verdade vos digo que a extrema esquerda e a extrema direita são almas gêmeas! Ambas contam com filhos radicais, fanáticos, intolerantes. É preciso ter Viveka (Discernimento, em sânscrito) e Satva (Equilíbrio, também em sânscrito).

Os dois extremos não toleram a liberdade religiosa. As duas extremidades são armamentistas, vide o exemplo do III Reich alemão com o mais recente exemplo da Coreia do Norte, sem mencionar Stalin e Mao Tsé Tung. As duas pontas são ditatoriais. Por isso, há tanta balbúdia... Gente que confunde o extremismo de direita no estado de supremacia e totalitarismo germânico de Hitler com a extrema esquerda socialista da China ou da extinta União Soviética.

E o comunismo, meus caros amigos, este só existe no papel, ainda nem foi adotado.

O que eu defendo, como ponto de vista político, é uma nova esquerda com estado laico, democrática, desarmamentista e tolerante. Uma espécie de neo-comunismo onde se respeite as diferenças filosóficas, onde o povo tenha voz, onde as comunidades sejam auto-sustentáveis e onde se possa discutir, com toda a sociedade, questões como aborto e liberação do consumo de drogas. Sem extremismos.

O mundo precisa sentar e conversar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...