10.4.18

DESENHO DIDÁTICO SOBRE O QUE É FASCISMO



Ao perceber uma enorme confusão sobre as formas de governo nas discussões acaloradas entre a direita (liberal, neoliberal) e a esquerda (progressista), resolvi agora desenhar de um modo bem didático.

O fascismo nasceu na Itália no início do século XX. Trata-se de uma ideologia que confere autoridade máxima nacionalista. Os fascistas são radicais e procuram untar a nação a um Estado Totalitário, forte, absolutamente contrário e vigilante aos preceitos do marxismo, comunismo e socialismo.

Essa veneração ao Estado presta devoção a um líder ultranacionalista, etnocêntrico (que defende apenas uma raça que julga superior e subjulga as outras) e militarista. O fascismo é o primo/irmão do nazismo.

Defende uma economia autossuficiente e intervencionista (assim como o marxismo, por isso a confusão...), mas, ao contrário do comunismo, prega a privatização e o protecionismo aos grandes grupos econômicos.

Sim, o fascismo teve influência dos sindicatos e dos elementos políticos de esquerda, mas com adaptações às políticas de direita. É totalmente opositor ao socialismo, ao comunismo e à democracia.

Bento Mussolini, o grande expoente do fascismo, afirmou em “A Doutrina do Fascismo” que o fascismo era uma ideologia de direita.

Não é direita apenas, é ultra, hiper, mega direita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...