3.4.18

QUANDO UMA XÍCARA DE CHÁ SE PARTE

A asa da xícara de chá de porcelana se quebrou... Temos duas alternativas: colamos ou deixamos o utensílio sem asa. No entanto, jamais devemos jogar a peça quebrada no lixo!

A humanidade tem um hábito errôneo de achar que o que está quebrado não serve mais. No caso da xícara de chá, mesmo sem a asa, ela continuará recebendo o líquido, porém é preciso readaptar a forma de segurá-la.

Esta singela xícara de chá representa muito. A quebra repentina de sua asa significa que ela foi útil, trabalhou com esmero e conta com uma história importante em sua sala de jantar.

Estes cacos, rachaduras, avarias, representam suas memórias intactas, seus fracassos que vertem-se em experiências sábias, sua história de vida.

Uma jornada sem danos, estragos, perdas, partidas, defeitos e feridas caracteriza uma vida em vão, insossa, sem derrotas, sem crescimento. 

Guardar o objeto lesado demonstra que valorizamos o caminho percorrido, que nos compadecemos dos tropeços e perdoamos as imperfeições, as nossas e as das outras pessoas.

Este é um ensinamento chinês de profunda sabedoria. Reveja seu armário de louças e guarde os pedaços mais preciosos.

O que hoje você chama de lixo quebrado e improfícuo, pode se tornar uma joia muito prestadia e valiosa.


3 comentários:

  1. Obrigada pelas palavras! Hoje eu precisei

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima analogia Maurício. Se desfazer da xícara é também de certa forma, abrir mão dos ensinamentos e memórias que se adquiriu com a xícara quebrada. Temos o costume enquanto seres do século XXI de abrir mão do que podemos aprender se enfrentarmos as dificuldades. Dificuldades e desafios são as únicas coisas que nos fazem verdadeiramente crescer.

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...